Histórico





O Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer – LEPELPB faz parte da Rede LEPEL de intercâmbios, de abrangência local, estadual, regional, nacional e internacional. Nestas os pesquisadores, em diferentes níveis de formação, buscam através do trabalho científico em torno de uma pesquisa de caráter matricial, dar respostas ao conjunto das problemáticas significativas relativas à formação dos professores, da prática pedagógica, da produção do conhecimento e das políticas públicas no âmbito da Educação Física, Esporte e Lazer.
Neste contexto, nossa compreensão é a de que o desenvolvimento das pesquisas deve estar articulado com as necessidades vitais expressas na realidade concreta da escola pública, dos cursos de graduação, do esporte e do lazer, das políticas publicas, e do próprio processo de produção, divulgação e apropriação do conhecimento desenvolvido.
        Nesse sentido, o presente seminário que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de junho do corrente ano, está organizado na forma de mesas temáticas, grupos de trabalho, comunicação oral e pôster, além de lançamento de livros, apresentações culturais e exposição de artes; como já dito anteriormente, o mesmo irá debater acerca da temática – Formação e organização do trabalho pedagógico em Educação Física. 

OBJETIVOS DO EVENTO

   O III Seminário de Pesquisa em Educação Física organizado pelo LEPELPB/CCS/UFPB, tem por objetivo promover um espaço de debates sobre Formação Inicial e Continuada, Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Física, Diretrizes Curriculares e Cultura Corporal, além de socializar e debater experiências relacionadas com a prática pedagógica do ensino da educação física, esporte e lazer e áreas afins.

       A perspectiva desse terceiro seminário é se efetivar como um espaço no qual os professores e estudantes de Educação Física e áreas afins da UFPB e demais universidades, bem como, os professores de Educação Física da Educação Básica possam coletivizar seus conhecimento e experiências pedagógicas.




Tema da Mesa: Trabalho como princípio educativo!?

Data: 10 de dezembro
Hora: 16:00 hs 
Local: Sala de multimeios do DEF-UFPB.


A proposta é desenvolver o tema a partir da polêmica que se travou entre os filósofos Sergio Lessa e Dermeval Saviani. Ou seja, o que pretendemos não é esgotar o tema, mas trazer os principais pontos da problemática para nossa reflexão e mostrar para nossos alunos e colegas esse importante debate. O desafio é apontar a partir de nossas leituras a das contribuições dos dois autores citados seus respectivos entendimentos sobre a obra de Marx. 


Sugestão de leitura do texto do Saviani: sobre a Natureza e Especificidade da Educação. 

Sugestão de Leitura do texto do Sérgio Lessa: Introdução à Filosofia de Marx.

Debatedores: Prof. Fernando Cunha Educação Física - UFPB

                       Prof. Marcelo Sitcovsky - Serviço Social - UFPB



O Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Física, esporte e lazer - LEPELPB, através do Grupo de Estudo sobre o Método em Marx, estará realizando uma atividade/Diálogo com o prof. Dr. Marcelo Sitcovsky (coordenador do curso de Serviço Social na UFPB) sobre o texto " Introdução aos estudos do método de Marx" de José Paulo Netto.

Dia: 20/11 (terça) 

Horário: 14:30h

Local: sala de aula do Departamento de Educação Física (DEF/UFPB) - por trás da reitoria.

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TOD@S!!!

contato: Áurea 87437539/Jeimison 88904161




É com muita satisfação que nós do LEPELPB e da Equipe de Educação Física da SEDEC/PMJP, convida-os para participarem do Lançamento do Livro Didático Público em Educação Física, construído com os professores da rede municipal de ensino de João Pessoa. O referido livro é uma síntese do trabalho pedagógico desenvolvido na formação continuada em Educação Física nos últimos 5 anos. O livro foi organizado para os estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano e nós dedicamos o livro a todos os professores e estudantes da rede pública de ensino.

Contamos com sua participação!
ELEIÇÕES para REITORIA

Quais são as candidaturas que se apresentam no pleito eleitoral da UFPB? Como se organizam os agrupamentos políticos? Quais são seus interesses? No nosso entendimento todas as candidaturas apresentam uma dinâmica conservadora. Propagam-se alternativas de mudanças, mas reforçam o desenvolvimento na lógica de que o conhecimento é visto como uma mercadoria; valorizam o produtivismo acadêmico aceitando sem nenhuma crítica os modelos importados pelas agências de pesquisa no país. Visualizam uma universidade flexível, adaptada, “moderna” e aberta aos Investimentos Externos Diretos (IED) criando uma nova estrutura política que se caracteriza pela perda da autonomia político financeira. As candidaturas se movimentam sem um Projeto Claro ou explícito do significado da importância da universidade. Suas plataformas são apresentadas de forma genéricas e com a palavra do momento – adaptada e flexível, aberta as contribuições de qualquer ordem política, ideológica ou econômica. As candidaturas ao reitorado da UFPB, não se posicionam sobre o significado de uma universidade pública e gratuita que dê respostas a população que a sustenta com seus impostos; como por exemplo a situação da educação paraibana que está entre as quatro piores do país. Seguem a lógica de administrar para manutenção da ordem vigente e não de transformar as realidades, até o momento as cartas programas não apresentam um projeto de universidade com os aspectos políticos-filosóficos que lhe dão sustentação. Isso porque as referidas cartas programas são na realidade planos de trabalhos e não demonstram o projeto de universidade que defendem. Para nós isso é uma clara demonstração de que todas as candidaturas não estão preocupadas com as problemáticas significativas que afligem a comunidade acadêmica da UFPB e a População paraibana, como por exemplo: melhorar a qualidade do ensino com políticas de valorização do ensino na graduação, melhoria da assistência estudantil, articular ações em conjunto com as redes públicas de saúde, educação e moradia no sentido de garantir direitos constitucionais a população paraibana.
Para nós essa falta de clareza do real projeto que defende sobre a universidade, expõe uma mazela de nossa organização política atual que é marcada pelo neoconservadorismo expressos nas ações pós-modernas onde as concepções são distorcidas, as teorias perdem valor, com esvaziamento teórico nas discussões e políticas implementadas, além de que as administrações são marcadas por políticas pragmáticas onde as estatísticas são valorizadas acima dos interesses humanos.


PRÍNCIPIOS UNIVERSITÁRIOS

Diante do exposto nós do LEPELPB expomos aqui nossa compreensão sobre a Universidade Pública Brasileira a parir de princípios que entendemos ser fundamentais no desenvolvimento de qualquer administração pública da universidade brasileira, Assim nos comprometemos em apoiar a candidatura que assumir publicamente e acrescentar em suas cartas programas os referidos princípios descritos abaixo.
Como objetivos do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer é elevar o pensamento teórico, a capacidade cientifica dos participantes do trabalho pedagógico socialmente útil que materializa as responsabilidades precípuas da universidade pública com base nos princípios da integração universidade-sociedade, graduação - pós-graduação, ensino-pesquisa-extensão. Princípios da universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciado.

     Princípio Democrático:
Trabalhar ao longo de sua gestão para mudança estatutária no sentido de que o voto para eleições no âmbito da universidade aconteça de forma universal; Garantir com que os tramites democráticos dentro da universidade seja cumprido rigorosamente; Acabar com o fórum de discussão dos diretores e a reitoria antes das reuniões dos CONSUNI.
       Principio Público:
Garantir com que os recursos públicos sejam destinados ao desenvolvimento das questões públicas; Evitar qualquer forma de privatização da universidade nos seus diversos âmbitos; Acabar com as Fundações públicas de direito privado no âmbito da universidade; Lutar no âmbito da ANDIFES por mais verbas e concursos públicos para professores e funcionários; Aumentar os recursos para assistência estudantil; ampliar o acervo da biblioteca universitária; Garantir que o Hospital Universitário seja administrado pela universidade; realizar concurso público para creche-escola.
Principio Integração Universidade - sociedade, graduação – pós-graduação, ensino-pesquisa-extensão:
Desenvolver sua política para que a garantia desse princípio seja seguido rigorosamente; Ampliar os programas e projetos que tenham como finalidade o desenvolvimento social da população paraibana; Desenvolver ações que se relacione com as redes públicas de ensino, de saúde e moradia em João Pessoa e nos municípios onde existe campus da UFPB; Destinar os recursos de forma igualitária entre o ensino, pesquisa e extensão; Desenvolver programas em que a produção cientifica da pós-graduação possa dá respostas aos problemas sociais na Paraíba; Garantir com que os financiamentos destinados a Pós-graduação estejam articulados com o desenvolvimento da graduação; Valorizar os programas de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão no sentido de garantir valores iguais das bolsas nos programas existentes; Criar uma política de publicação na editora universitária com recursos públicos para os professores, funcionários e estudantes. 


Subscrevem esta carta o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer da Paraíba – LEPELPB/CCS/DEF/UFPB


I FESTIVAL DE CULTURA CORPORAL DAS 
ESCOLAS PÚBLICAS EM JOÃO PESSOA
"Da superação do trabalho individual a organização do trabalho coletivo".


Dia 29 de maio de 2012
Horário: 08:00 horas
Local: Ginásio do Centro Administrativo Municipal - CAM






APRESENTAÇÃO

         O II Seminário organizado pelo LEPELPB/UFPB tem por objetivo promover um espaço de debates sobre metodologia da pesquisa em Educação Física, Teoria do Conhecimento materialismo histórico-dialético, Diretrizes Curriculares e Formação de Professores, além de socializar e debater experiências relacionadas com a prática pedagógica, no ensino da Educação Física, esporte, lazer e áreas afins.
        A perspectiva desse segundo seminário é se efetivar como um espaço no qual os professores e estudantes de Educação Física e áreas afins da UFPB e demais universidades, bem como, os professores da Educação Básica possam coletivizar seus conhecimentos, experiências e práxis educacionais.

PÚBLICO ALVO

         Professores e Estudantes de Educação Física e áreas afins da UFPB e demais universidades, Professores da Educação Básica, pesquisadores e participantes de movimentos sociais.

PROGRAMAÇÃO

Horário/datas
16/05/2011
17/05/2011
8h/8:30h

8:30h/11:30h
Mesa de Abertura

Mesa I – Metodologia da Pesquisa e Teoria do Conhecimento

Palestrantes
Prof. Dr. Sílvio Sánchez Gamboa – UNICAMP
Prof. Dr. Jose Francisco de Melo Neto– UFPB
Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida – UFPB

Mediadora
Maria de Socorro Nascimento - LEPELPB
Mesa II – Formação de Professores de Educação Física diante dos novos re-ordenamentos do mundo do trabalho
Palestrantes:
Profª. Drª. Celi Taffarel – UFBA
Prof. Doutorando Fernando Cunha – UFPB
Prof. Ms Jeimison Macieira - LEPELPB
Representante da ExNEEF
Mediadora
Áurea Augusta R. da Mata – LEPELPB

13h/13:30h
Apresentação Cultural
Apresentação Cultural
13:30h/15h

Sessões de Comunicações
Sessões de Comunicações


15h/18h
Oficina - Metodologia da pesquisa em Educação e Educação Física
Prof. Dr. Sílvio Sánchez Gamboa – UNICAMP

Oficinas Culturais – Le Parkour, Jogos Populares, Esporte, Atividades aquáticas recreativas, Artes Circenses, Educação Física na Educação Infantil: desenvolvendo potencialidades através de atividades lúdicas;
18h/18:30h

Lançamento de livros
18:30h

Festa de encerramento

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E TRABALHO COMPLETO
Para enviar textos, modalidade apresentação de artigo, faz-se necessário observar as condições abaixo:
• Admite-se apenas a submissão de dois textos, em qualquer condição de autoria, por autor ou co-autor. Serão aceitos no máximo 5 autores por trabalho;
• O envio do resumo e, posteriormente, do texto completo deverá ser feito exclusivamente pelo portal do II SEMINÁRIO LEPELPB, por meio do site http://conferencias.ufpb.br/index.php/lepelpb/;
O resumo do texto deverá contemplar as seguintes especificações:
a) título em negrito e centralizado;
b) abaixo do título, nome da instituição à direita;
c) no final do parágrafo do resumo, indicar três palavras-chave;
d) o número máximo de caracteres é de 2.200 (sem espaços), incluindo o título e as três palavras-chave;
e) o resumo deverá contemplar as normas da ABNT;
f) utilizar fonte 12 Times New Roman, espaçamento simples, alinhamento justificado, margem direita e esquerda 3 cm, tamanho de página A4;
h) o arquivo deverá ser salvo em word ou rtf;
IMPORTANTE: Não escreva seu nome no resumo nem no arquivo a ser enviado. Todos os resumos identificados serão automaticamente eliminados.
A formatação do Texto Completo deverá seguir as normas abaixo: Papel tamanho A4 Margem superior e inferior com 2,5 cm Margem esquerda e direita com 3,0 cm Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cm Espaçamento entre linhas: 1,5 cm Alinhamento: justificado. As páginas deverão ser numeradas a partir da segunda página, com os números situando-se no alto e à direita (apenas para o texto na íntegra) Cabeçalho - Nome(s) do autor e, conforme o caso, dos co-autores - Nomes do grupo de pesquisa, do programa de pós-graduação e da fonte de financiamento. O Cabeçalho deverá obedecer aos seguintes requisitos: O título do trabalho deverá ser escrito com fonte maiúscula e em negrito
O texto completo deverá contemplar as seguintes especificações:
a) título em negrito e centralizado;
b) abaixo do título, indicar à direita nome do autor e co-autores e na linha seguinte o nome da instituição;
c) o número de caracteres deverá ser no mínimo 22.000 e no máximo 40.000 caracteres (com espaços), incluindo notas de rodapé, quadros, tabelas, referências bibliográficas e eventuais anexos;
d) O texto completo deverá contemplar as normas da ABNT;
e) Os textos que não respeitarem as normas estabelecidas serão automaticamente eliminados do processo de publicação.
Critérios de Seleção:
O comitê científico avaliará os resumos a partir dos seguintes critérios:
• Relevância temática do trabalho, inclusive, evidenciando pertinência a um dos eixos temáticos propostos pelo II Seminário LEPELPB;
• Consistência teórica, enfatizando os principais referenciais teóricos que orientarão a abordagem do tema;
• Coerência textual, revelando domínio teórico-argumentativo.
Atenção:
1. Não serão aceitos recursos referentes aos resultados da avaliação;
2. Em caso de dúvida no preenchimento das fichas de inscrição e/ou no envio dos arquivos, por favor, entre em contato, antecipadamente, pelo e-mail: seminariolepelpb@gmail.com
INSCRIÇÃO
Condições para inscrição
• As inscrições para o evento iniciam-se a partir do dia 14 de fevereiro de 2011 até a data do Encontro;
• As inscrições somente serão realizadas no site do II SEMINÁRIO LEPELPB: FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER.
• Deverá ser preenchido o formulário de inscrição no site;
• Poderão se inscrever estudantes (de graduação e pós-graduação), professores da educação básica, pesquisadores e participantes de movimentos sociais;
• A submissão de resumos deverá ser realizada no período de 14 de fevereiro até o dia 31 de março de 2011;
Obs.: Evite fazer sua inscrição na última hora para não causar congestionamento no processamento.
• A divulgação do resultado da avaliação dos resumos estará disponível neste portal até o dia 05 de abril de 2011;
• Os textos completos para publicação no CD-ROM nos anais do II Seminário LEPELPB deverão ser enviados, impreterivelmente, até o dia 01 de maio de 2011;
• Os organizadores não se responsabilizam pela publicação dos trabalhos não enviados até a data especificada nestas normas.

EIXOS TEMÁTICOS
1- Formação de Professores e Mundo do Trabalho;
2 - Metodologia e Teoria do Conhecimento Marxista;
3 - A Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil e Ensino Fundamental;
4 - Movimentos sociais e Educação Física;
5 – Políticas Públicas e Educação Física.


COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenação Geral
Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida – LEPELPB/UFPB
Prof. Doutorando Fernando José de Paula Cunha – LEPELPB/UFPB
Estudante – Fernando Soares – LEPELPB/UFPB
Comissão Científica
Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida – LEPELPB/UFPB
Prof. Doutorando Fernando José de Paula Cunha – LEPELPB/UFPB
Prof. Ms. Jeimison de Araújo Macieira – LEPELPB/UFPB
Prof. Mestranda Ana Lúcia Pinto – LEPELPB/UFPB
Prof. Mestranda Áurea Augusta Rodrigues da Mata – LEPELPB/UFPB
Prof. Mestranda Maria Socorro Nascimento – LEPELPB/UFPB
Prof. Walmyra  Medeiros Alexandre
Prof. Samile Guimarães Nogueira
Comissão Estrutura
Estudante – Fernando Soares – LEPELPB/UFPB
Estudante – Jacques Moreno – LEPELPB/UFPB
Comissão Comunicação/Divulgação
Prof. Cínthia Araújo Barbosa – LEPELPB/UFPB
Estudante – Thercles de Araújo Silva – LEPELPB/UFPB
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre
Prof. Esp. Fabrício Martins
Comissão Cultural
Prof. Daniele Celi Guerra do Nascimento – LEPELPB/UFPB
Prof. Sendy Kelly – LEPELPB/UFPB
APOIOS
DEF/UFPB; CCS/UFPB; ExNEEF; LEPEL/FACED/UFBA;

Ainda sobre o II Seminário...

O II seminário LEPELPB contou com a participação de professores, estudantes da graduação e convidados! Nos dois dias de evento, tivemos espaços de extrema relevância acadêmica como a Mesa temática do primeiro dia em que debatemos acerca da metodologia do ensino da pesquisa em educação e Educação Física, onde tivemos a imensa honra de contar com a palestra proferida pelos professores: Silvio Sanchez Gamboa (UNICAMP), José Francisco de Melo Neto (UFPB) e Jorge Fernando Hermida (UFPB/LEPELPB).

 
Clique na imagem para visualizar as fotos da mesa

Ainda no primeiro dia do evento recebemos novamente o professor Silvio Sanchez Gamboa, mas agora para ministrar uma oficina pedagógica sobre metodologia da pesquisa científica, espaço extremamente importante para a assimilação dos conhecimentos necessários à elaboração do trabalho científico.
No segundo dia do evento, contamos com a participação dos professores: Fernando José de Paula Cunha (UFPB/LEPELPB) e Celi Taffarel (LEPEL/UFBA).

Clique na imagem para visualizar as fotos da mesa

Debatemos acerca da formação de professores de Educação Física diante dos novos re-ordenamentos do mundo do trabalho. Durante a mesa, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a proposta de ensino que tem na cultura corporal seu objeto de estudo, além da fala do professor Fernando Cunha, na qual os traços e elementos pertinentes ao atual mundo do trabalho foram trazidos à tona, no sentido de envidar esforços para compreendê-lo e, dessa forma, provocar a mobilização coletiva em torno de melhores condições e relações de trabalho.
Ida da escola Almirante Tamandaré a Salvador para participar do Festival de Ginástica Alegria na Escola

Foto Imersiva do Festival de Ginástica Alegria na Escola Feita pelo Professor/fotógrafo Thercles Silva
(CLIQUE NA IMAGEM PARA MOVE-LA)



A escola saiu de João Pessoa na sexta-feira pela manhã e retornou no domingo à noite, a viagem foi muito tranquila, não havendo nenhum problema, tudo dentro dos conformes.  No sábado pela manhã a escola participou do festival e durante a tarde os alunos puderam passear por alguns pontos turísticos de salvador.
Com relação à participação da escola no festival, a montagem da apresentação dos alunos se estruturou a partir de alguns jogos com elementos da ginástica.  Sendo sua participação muito celebrada, mesmo após um problema técnico no som no meio da apresentação, os garotos/garotas continuaram a apresentação ao som das palmas do público (cerca de 800 pessoas, dentre professores, alunos, pais, etc.), sem dúvida uma experiência sensacional.
Partindo da avaliação de alguns professores que constroem o festival há alguns anos, o festival tem crescido e se fortalecido a cada ano, não só estruturalmente, mas também na compreensão/amadurecimento dos professores com relação ao objeto de estudo da educação física, a cultura corporal. Dessa forma a cada ano o festival vem ficando com mais cara de ginástica. Nesse ano a escola teve o prazer de poder prestigiar e participar de uma homenagem à professora Celi, visto que o seu aniversário coincidiu com o dia do festival.
Bom, deixo a minha breve síntese, e em nome da escola (fui autorizado por Francisquinha, diretora da E.E.E.F. Almirante Tamandaré) encaminho através deste os singelos agradecimentos da Escola Almirante Tamandaré ao Laboratório de Estudo e pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazre/PROLICEN por toda a força e dedicação com que encarou mais essa empreitada ao lado da escola. Saudações de luta aos lutadores históricos da educação pública brasileira.
Att, Fernando Soares - Membro do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte & Lazer – Paraíba
      I SEMINÁRIO LEPELPB

              Nosso I Seminário aconteceu com o objetivo de divulgar a comunidade acadêmica o papel da produção do conhecimento com a organização da classe trabalhadora, fazendo uma análise de conjuntura acerca dos desdobramentos econômicos, políticos, sociais e culturais de forma geral e ampliada, além de nos debruçarmos sobre suas relações no plano educacional situando à educação física dentro desse contexto de transformações. Como também, organizar no Departamento de Educação Física (DEF/UFPB) a implementação do LEPELPB e sua importância nas ações concretas do trabalho pedagógico no Estado da Paraíba.


Força sempre...

Vídeo Final Histórico do XXVIII ENEEF - João Pessoa/PB


        Para aqueles que não conhecem a história dos que fazem esse laboratório, vejam o vídeo final do XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física realizado na Universidade Federal da Paraíba no ano de 2007. Ele mostra como a organização de um coletivo de estudantes pode ser fundamental na sequência da vida profissional daqueles que se envolvem com o Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF) e a Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF). 
         Homenagem do LEPELPB a tod@s que fizeram esse encontro e colaboraram na construção do nosso laboratório.


          Primeiro vídeo do PROLICEN - Histórico



Video produzido por Diogo Severo e Jeimison Macieira sobre o conteúdo volei. O vídeo mostra uma série de imagens e frases (ditas pelos alunos da Escola Almirante Tamandaré) a respeito do histórico do volei. Mais uma chance de entendermos como historicamente um dos elementos da cultura corporal vem sendo construído. Trabalhamos aqui com a perspetiva Crítico-superadora. O vídeo teve a finalidade de facilitar o aprendizado de alunos do PROLICEN-UFPB.

Força sempre...lepelianos..


SOBRE O LEPELPB - O início...


O Laboratório de Estudo e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPELPB) é um seguimento de regime especial, vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cadastrado como Grupo de Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – CNPq.
O Grupo LEPELPB constitui-se num coletivo formado por professores e estudantes de Educação Física e áreas afins que desde o ano de 2009 vem estudando  e pesquisando problemáticas significativas a respeito da teoria do conhecimento do materialismo histórico dialético e sua relação com a Educação Física, esporte e lazer.   Buscou o embasamento de seus estudos na pesquisa matricial da REDE LEPEL/FACED/UFBA.
O referido coletivo elenca uma série de objetivos que pretendem alcançar, dentre eles destacam-se: A elaboração da teoria pedagógica da Educação Física como categorias da prática, a partir de estudos das contradições e possibilidades do processo de organização do trabalho pedagógico, na produção do conhecimento, na formação acadêmica, na ação profissional e, nas elaborações de proposições para política pública, articulando quatro dimensões fundamentais do conhecimento: 1. Leitura crítica da realidade - Caracterização da Prática Pedagógica da Educação Física, Esporte nos projetos políticos pedagógicos institucionais; 2. A produção do conhecimento da área; 3. O Ordenamento Legal e a expressão dos interesses da sociedade dividida em classes sociais, em torno da Educação Física, Esporte, expressos na LDB, PNE, PCNs, Diretrizes Curriculares, Política Nacional de Esporte e Avaliação Institucional; 4. Proposições superadoras expressas em planos estratégicos de ação, para a área no Nordeste do Brasil, na perspectiva de reconceptualizações curriculares. Portanto queremos com nosso projeto:
Buscar as soluções, respostas, conscientizações e teorizações possíveis para superação das contradições identificadas e, com isto, possamos avançar na construção da teoria pedagógica no campo da Educação Física a partir do nordeste do Brasil.
Trabalhar numa pesquisa em que as respostas são dadas em conjunto e com unidade metodológica balizada no materialismo histórico dialético.
Traçar estreitas linhas de pesquisa que tenham um referencial no plano real, ou seja, na prática militante.
Relacionar-se com outros campos de conhecimento, no sentido de romper com a histórica divisão/fragmentação do conhecimento em áreas de interesse.

        Primeiro ambiente do LEPELPB
                                                                       
Este foi o primeiro ambiente ocupado pelos membros do LEPELPB. O ambiente 10 dos professores. Nossa sala oficial está atualmente desocupada, mas em processo de reformas. Logo mais, esperamos estar no nosso novo ambiente.

Força sempre...